Palestrantes

/Palestrantes
Palestrantes 2017-09-13T16:56:38+00:00

AGNALDO LOPES SILVA FILHO (MG)

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1995), Residência Médica em Cirurgia Geral e do Trauma na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – FHEMIG (1996-1998) e em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da UFMG (1999-2000), Doutorado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e Pós-Doutoramento pela Universidade do Porto ? Portugal (2007-2009).

Atualmente é Professor Titular e Chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG. Pesquisador 2A do CNPq, orientador de mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação em Saúde da Mulher (UFMG) e Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia (UNESP). Líder do grupo de pesquisa ?Biologia molecular e imunologia do câncer ginecológico?, Vice presidente da região Sudeste da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia). Prestou consultoria ad hoc para cerca de 30 revistas internacionais, além de ser editor associado da RBGO Gynecology and Obstetrics e Femina. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em cirurgia pélvica feminina, atuando nas seguintes nas áreas de Ginecologia oncológica e Endoscopia Ginecológica.

ALCEU JOSÉ PEIXOTO PIMENTEL (AL)

Natural de Maceió (AL). Concluiu o curso de Medicina na Universidade Federal de Alagoas, em 1976. É especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO (TEGO em 1984. Leciona como professor assistente IV na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Há 15 anos participa como Conselheiro Federal pelo estado de Alagoas no Conselho Federal de Medicina – CFM. No âmbito do CFM, coordenou a Comissão de Assuntos Políticos (CFM/AMB), ajudando no avanço de propostas de interesse da categoria no Congresso Nacional. Atuou também nas Comissões do Ato Médico e Pró-SUS, além de representar o CFM no Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde e no Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas.

CARLOS ALBERTO RUIZ (SP)

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo(1983), Residência Médica (1987 ), especialização em Ginecologia e Obstetrícia pelo Associação Médica Brasileira(1987), doutorado em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia) pela Universidade de São Paulo(1995). Atualmente é Médico Assistente Doutor da Universidade de São Paulo, do Hospital Perola Byington e membro da Sociedade Brasileira de Mastologia.

CARLOS HENRIQUE ESTEVES FREIRE (AM)

Possui graduação em Medicina pela Escola de Medicina da Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1982). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Amazonas e médico especialista – responsável pelo Ambulatório de Gravidez de Risco da Maternidade Estadual Balbina Mestrinho – SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO AMAZONAS. Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Amazonas. Membro da ASSAGO.

CORINTIO MARIANI NETO (SP)

Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo (1973), mestrado em Obstetrícia e Ginecologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor e coordenador da Área da Saúde da Mulher do Curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo, presidente da Comissão Nacional de Aleitamento Materno da Febrasgo, diretor técnico do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, diretor financeiro da Febrasgo e delegado da Capital da Associação Paulista de Medicina e da Associação Médica Brasileira. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Obstetrícia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão hospitalar, parto humanizado, aleitamento materno, indução do parto, cardiotocografia e gestação de alto risco.

CHRISTINE RONDON PEDROSA (AM)

Ginecologista e Obstetra, formada na Universidade Federal do Amazonas  (UFAM).
Ultrassonografista em Ginecologia e Obstetricia  (UFBA e Colegio Brasileiro de Radiologia N 158654)
Habilitação em Medicina Fetal AMB/FEBRASGO N 163165
Professora de Saúde da Mulher da Universidade Federal do Amazonas

DÁRIA BARROSO SERRÃO DAS NEVES (AM)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (1994). Residência Médica e Especialização em Tocoginecologia. Curso de sub-especialização em Reprodução Humana pela Faculdade Mexicana de Medicina, Universidade La Salle. Residência Médica em Biologia de la Reproducción Humana no Instituto Nacional de Ciências Médicas y Nutrición Salvador Zubirán, Universidade Autônoma del México -UNAM. Mestrado em Doenças Tropicais e Infecciosas, linha de pesquisa em IST. Especialização em Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva no Hospital Sírio Libanês. Atualmente atuando no Ambulatório de Ginecologia Endócrina, Endometriose e Miomatose Uterina no PAM Codajás. É membro da ASSAGO.

ELSA AIDA GAY DE PEREYRA (SP)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Nacional de Córdoba (1971) e doutorado em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia) pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é médico assistente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: hpv, colposcopia, citologia oncótica, neoplasia intra-epitelial cervical e cervical intraepithelial neoplasia. Medicina sexual.

EVANDRO EZIDRO RÉGIS (AM)

Advogado especialista em direito médico e da saúde. Procurador do Estado do Amazonas – PGE/AM.

JEFFERSON ELIAS CORDEIRO VALENÇA (PE)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), Residencia Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade de Pernambuco (1992) Máster Universitario en Dirección y Organización de Hospitales Y Servicios de Salud – Universitad Politécnica de Valencia (2001) e Mestrado em Tocoginecologia pela Universidade de Pernambuco (2008). Atualmente é médico e preceptor do Serviço de Ginecologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco e médico e preceptor da Maternidade da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia. Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.

MÁRCIA FUZARO TERRA CARDIAL (SP)

Possui Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (1986), Mestre em Medicina, Aréa de Concentração em Tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2001) e Doutorado em Medicina, Aréa de Concentração em Tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2008). Atualmente é Professora Assistente da Faculdade de Medicina do ABC. Membro da Diretoria da SOGESP.Membro da Diretoria da ABPTGIC/SP.

MARIA RITA DE SOUZA MESQUITA (SP)

Possui Mestrado e Doutorado em Medicina – Obstetrícia – pela Universidade Federal de São Paulo. Médica Assistente do Departamento de Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, com ênfase na Área de Gestação de Alto Risco. Médica integrante do Setor de Hipertensão Arterial e Nefropatias na Gravidez. Membro da Diretoria da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo – SOGESP. gestão 2010/11 – gestão 2012/13 – gestão 2014/2015 Membro da Comissão de Defesa Profissional da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO – gestão 2015 – 2019 Coordenadora da Comissão de Valorização do Tocoginecologista – SOGESP – gestão 2016/2017.

NILSON ROBERTO DE MELO (SP)

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1977) , doutorado em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia) pela Universidade de São Paulo (1988) e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (2000). Foi Presidente da FEBRASGO – Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia e foi Presidente da FLASOG – Federação Latinoamericana das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia.

ROBERTO MAGLIANO DE MORAIS (PB)

Graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1990), Residência Médica em Tocoginecologia na Maternidade Leonor Mendes de Barros (1992) e Mestrado em Medicina (Obstetrícia) pela Universidade Federal de São Paulo (2001).

Atualmente é Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia da Paraíba, Primeiro Secretário do CRM-PB, professor de obstetrícia da Faculdade de Medicina Nova Esperança e médico da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Saúde Materno-Infantil, com ênfase em diagnóstico pré-natal e endoscopia ginecológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestação de alto risco, ultra sonografia em obstetrícia e ginecologia, e endoscopia ginecológica

SIGRID MARIA LOUREIRO DE QUEIROZ CARDOSO (AM)

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Amazonas (1986), Título de especialista pela FEBRASGO em Ginecologia e Obstetrícia, Pós-Graduação em Ginecologia Obstetrícia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, curso de especialização em videoendoscopia ginecológica na área de atuação em videolaparoscopia e videohisteroscopia pelo Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz, habilitação em procedimentos videocirúrgicos pela SOBRACIL (Sociedade Brasileira de Videocirurgia), especialização em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde (Centro Universitário Nilton Lins), especialização em Medicina Experimental (Ufam), especialista em Medicina do Trabalho (Ufam). Atualmente é professora da Disciplina de Obstetrícia da Universidade Federal do Amazonas e Médica da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas.